VODUM LISSÁ
Vodum Lissá,também chamado de vodum olissasá,oulissá segbo-lissa ou até de agbé-lissa-mawu é um vodum que veste a cor branco (por isso é chamado de vodum funfun)e esse precioso vodum alimenta-se sempre de animais Feminos por sua Forte ligação com a Yá Mín ássòróngà (mãe dos passáros da noite) e babá egungun (Pai ancestral) esses dois grandes mantos representas a ancestralidade no culto aos voduns, lembrando-se de que vodum olissasá não é o orixa oxalá da nação alaketu porem é muito comparado com o mesmo,esse vodum chamado olissasá não aceita em ipotese alguma atim preto,epô apupa e limão.
Tem como prato liturgia predileto o ebô (milho branco cozido temperado com azeite e mel),filés funfuns (pombos brancos) e bodys funfuns Feminino(cabras bracas) o ibin que é seu animal predileto que nunca pode faltar em suas oferendas de obrigações e em seus orôs e as frutas doces e claro, gostando também de todos os objetos de cor clara e tendo a cor branca como preferencia. Esse vodum tem fortes lingações com o Vodum Heviosso Badé Zoro (ou Vodum Badé como é mais conhecido).
Possui ligação extrema com a vida(agbé) e ligação com morte(ikú) também. Dizem que olissasá veste o branco prá esconder o preto,por causa desse fato dele ser a vida,a pureza e a bondade sempre mais que pelo simples fato dele ter ligação com a morte (ikú)ele se torna um Vodum com ambiguidade nas forças por reger o lado agbé e o lado ikú ao mesmo tempo. Esse vodum exige de todos os seus filhos iniciados que fique em reclusão (resguardo) usando branco totalmente por um período de um ano após seus vinte e oitos dias de reclusão prá iniciação ao culto e mesmo depois desse tempo concluido as pessoas nunca podem deixar de usar o branca as sextas feiras que é o dia votivo desse vodum.
Na mitologia grega, Lissa era o daimon que personificava a ira frenética, a fúria (sobretudo na guerra) e a loucura produzida pela raiva. Fisicamente, os filhos de Vodum olissasá tendem a apresentar um porte majestoso ou no mínimo digno, principalmente na maneira de andar e não na constituição física.
Às vezes, porém, essa maneira de caminhar e postura dá lugar a alguém com tendência a ficar curvado como se o peso de toda uma longa vida caísse sobre os seus ombros, mesmo tratando-se de alguém muito jovem.